O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) é um Órgão de Formação de Oficiais e destina-se a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva (R/2), habilitando-o a ingressar no corpo de Oficiais da reserva do Exército Brasileiro.
O Oficial R/2, oriundo do NPOR, constitui elemento de real valor na complementação dos quadros dos corpos de tropa e poderá tornar-se, quando convocado, um importante componente das Organizações Militares Operacionais, podendo chegar até o posto de 1° Tenente.
Para incorporar ao NPOR o cidadão deve realizar o alistamento militar normal, sendo, no período de seleção geral, indicado para uma seleção especial para o NPOR. Para esta seleção, deve estar cursando nível superior e ser submetido a exame intelectual, exames físicos, exames de saúde e exames complementares.
O NPOR / BGP, primeiro NPOR de Infantaria na capital federal, foi criado a partir da Portaria nº 035 – EME, de 11 de maio de 2009, data a partir da qual se iniciaram os trabalhos de preparação para o funcionamento do Curso, sejam das instalações, dos Instrutores e Monitores e da estrutura física.
A inauguração oficial realizou-se no dia 13 de outubro de 2009, durante a realização do XI Encontro Nacional dos Oficiais da Reserva do Exército (XI ENOREX), estando presentes diversas autoridades Civis e Militares. As instalações foram solenemente inauguradas pelo Exmo Sr Gen Ex Enzo Martins Peri, Comandante do Exército, acompanhado pelo Exmo Sr Gen Ex Américo Salvador de Oliveira, então Comandante Militar do Planalto. No presente ano, o Curso iniciou-se no dia 03 de fevereiro e tem seu encerramento previsto para o dia 28 de novembro, com a formatura de declaração a Aspirante-a-Oficial.
O Curso de Formação de Oficiais Temporários tem a duração de 42 semanas de instrução, sendo as 15 semanas iniciais chamadas de período Básico, onde os alunos terão instruções voltadas para a sua formação básica de combatente, sendo esta fase comum a todos os NPOR do Brasil. As demais 27 semanas são chamadas de Período de Formação e Aplicação, onde os alunos se formarão no Curso de Infantaria, aprendendo as funções e atributos típicos de Comando de pequenas frações da Arma.
Foram matriculados 30 alunos, que, ao final do Curso, poderão ser aproveitados como Oficiais subalternos nas unidades de Infantaria do Exército Brasileiro, com prioridade para as localizadas na capital federal, o Batalhão da Guarda Presidencial e o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Atualmente, o Curso funciona de forma plena e cumprindo seu objetivo de formar os Oficiais da reserva do Exército Brasileiro, e mostrar a todos os brasileiros o nosso...
“Braço Forte e Mão Amiga”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário